Trocas custam muito dinheiro. Um DPF novo pode custar de R$4.000,00 a R$24.000,00. Trocas também envolvem um veículo parado por muito tempo na oficina.
O conjunto para a limpeza do filtro de partículas diesel consiste em um líquido não inflamável, sem metais pesados e uma solução de enxágue. O processo desenvolvido e patenteado pela TUNAP funciona sem remoção demorada do DPF.
O filtro de partículas diesel possui uma capacidade limitada para acumular partículas. Daí, as luzes do painel eletrônico se acendem, o veículo não tem mais potência e o consumo de combustível se torna extremamente. Depois de uma certa quantidade de fuligem, as partículas de fuligem devem ser queimadas tornando-se CO2 e cinzas, num processo chamado de auto-regeneração. Diferentes razões podem causar que o processo de auto- regeneração não inicie e, por sua vez, o DPF fique obstruído com partículas de fuligem.
Remova o sensor de pressão ou disconecte o filtro do cano de exaustão, insira a sonda na abertura e jateie na direção do filtro de partículas. Enxague o filtro de partículas depois da limpeza usando o líquido concentrado. Reinstale o sensor de pressão ou monte o filtro no cano de exaustão. Daí, faça o motor funcionar em várias velocidades por aproximadamente 15 minutos. No final, faça um test-drive por pelo menos 30 minutos e dê início a auto-regeneração do filtro manualmente usando o tester, se necessário.
TUNAP é o primeiro fabricante a ter desenvolvido a patente do sistema de limpeza do filtro de partículas que uma vez obstruído pode ser limpo e deixado como novo – rápido, simples e significativamente mais econômico do que uma troca.